AO MINUTO MUNDO

Existiu de fato uma tempestade de peixes no Irão?


Os residentes da área de Yasuj, no Irão, presenciaram, no último fim de semana, algo peculiar: peixes caindo do céu. Imediatamente, vídeos virais começaram a circular nas redes sociais, mostrando o alegado fenômeno da precipitação de peixes.

Diante dessa cena digna de um filme, muitas pessoas logo rotularam os vídeos como falsos, mas a Iran International relatou a ocorrência de fortes chuvas e a Organização Meteorológica do país também alertou para a possibilidade de uma precipitação intensa.

No entanto, esse vídeo não é autêntico e foi produzido com imagens geradas por computador (CGI). Por essa razão, o Factnameh, uma agência iraniana de verificação de fatos, identificou-o como falso. Vale ressaltar que alguns anos atrás, um vídeo semelhante exibiu uma “tempestade de berinjelas”.

Mesmo que este vídeo seja falso, a possibilidade de uma “chuva de peixes” ser um evento real permanece.

Qual é esse fenômeno?

De acordo com a revista ‘National Geographic’, esse evento é denominado como “chuva animal” e acontece devido a tornados. Quando um tornado passa sobre o mar ou o oceano, ele pode levar consigo peixes – e outros animais – com a sua força de vento.

Os animais que são carregados acabam sendo transportados junto com o tornado até que a sua velocidade diminua. Nesse momento, quando ocorre uma redução gradual da velocidade, os peixes caem dos céus juntamente com a chuva, resultando numa tempestade de peixes.



Link da fonte

Avatar

Asraful Shohag

About Author

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may also like

AO MINUTO

As capacidades nucleares da Rússia estão “sempre em estado de prontidão”

Em meio à situação de conflito na Ucrânia e logo após assumir o quinto mandato como líder do país, Putin
AO MINUTO

Marcelo persuades voting during a “critical period” in Europe’s history

The chief of the Portuguese State warns, “Seventy-four years later, Europe is going through a particularly critical period in its