ECONOMIA

Em 2023, Lisboa testemunhou mais de mil solicitações de encerramento


Entre os 1.024 requerimentos de desistência de atividade no ano passado, mais de metade foram submetidos em dezembro (556), número superior ao total do ano de 2022, que teve apenas 220 solicitações registradas.

A capital Lisboa foi palco de mais de mil solicitações de cancelamento para a atividade de Alojamento Local (AL) ao longo de 2023, o que, conforme o “Diário de Notícias” que refere fontes da câmara municipal, teria como motivação “evitar o pagamento da taxa extraordinária” que entrou em vigor a partir deste ano, com a aprovação do pacote Mais Habitação em outubro do ano passado.

Do total de 1.024 solicitações de cessação da atividade no último ano, mais da metade foram realizadas em dezembro (556), ultrapassando assim o ano de 2022, no qual foram registados 220 pedidos.

É importante lembrar que a legislação estabelecida no programa ‘Mais Habitação’ estipula que aqueles que transformem a sua propriedade de Alojamento Local em habitação para arrendamento terão um novo enquadramento fiscal, sendo o registo do AL válido por cinco anos após o registo, podendo ser renovado por mais cinco anos.

Atualmente, Lisboa possui 19,259 registos de Alojamento Local ativos.





Fonte

Avatar

Asraful Shohag

About Author

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may also like

AO MINUTO ECONOMIA

Unipartner desenvolve iniciativa de apoio financeiro na Nova SBE

A assinatura do protocolo com uma extensão de três anos entre Fernando Reino da Costa, líder e CEO da Unipartner,
AO MINUTO ECONOMIA MUNDO

Montellano’s earnings rise to 16 million euros in 2023

The Portuguese company under Proclinic Group, which celebrates 50 years, aims to achieve a 10% growth in 2024. The strategy