AO MINUTO

Crítica: Exposições de luminosidade rubra


Aproveitando a pausa do 1 de Maio, decidi visitar com companheiros um dos vários castelos presentes na Bélgica – foi o momento em que muitos desses locais abriram as portas aos visitantes, com diferentes atividades no âmbito das jornadas europeias do património na Valónia. O castelo que optamos por visitar situava-se nos arredores de Liége e, durante o final da tarde, regressamos (de automóvel) à capital. O GPS sugeriu um trajeto alternativo, por uma estrada nacional em ótimas condições e com pouco tráfego. O sol continuava radiante, graças aos prolongados dias desta estação.

Tudo parecia normal, com paisagens campestres belgas, vacas pastando, campos a perder de vista,… até alcançarmos uma localidade deserta – exceto pela estrada – onde paramos diante de um semáforo. Em ambos os lados da estrada, havia exibições com luzes rubras e mulheres em trajes íntimos, atentas aos veículos que passavam. Nos próximos centenas de metros, a paisagem era semelhante. Não havia pessoas pelas ruas, apenas residências com vitrines luminosas em vermelho. Alguém comentou: “realmente, esta nação só poderia ser considerada a capital do surrealismo”.

Já havia conhecido o “distrito da luz vermelha” em Amsterdã, muito mais turístico do que o decadente bairro próximo à estação Gare do Norte em Bruxelas. No entanto, fiquei surpreso com Sint Truiden, já na região da Flandres, por estar literalmente no meio do nada. Ao chegar em casa, decidi investigar e realmente esta estrada é conhecida como a “avenida do amor”, repleta de prostíbulos (reconhecíveis pela iluminação avermelhada) dos dois lados. A prostituição na Bélgica é uma prática legalizada, sujeita a regulares verificações das condições de trabalho e concessões laborais.



Link da fonte

Avatar

Asraful Shohag

About Author

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may also like

AO MINUTO

As capacidades nucleares da Rússia estão “sempre em estado de prontidão”

Em meio à situação de conflito na Ucrânia e logo após assumir o quinto mandato como líder do país, Putin
AO MINUTO

Marcelo persuades voting during a “critical period” in Europe’s history

The chief of the Portuguese State warns, “Seventy-four years later, Europe is going through a particularly critical period in its