Subida de 0,3% nos preços ao consumidor em abril na China
O índice, revelado pelo Departamento Nacional de Estatísticas chinês, superou as previsões dos especialistas.
O índice de preços ao consumidor (IPC), principal indicador da inflação na China, aumentou 0,3% em abril em comparação com o ano anterior, um aumento superior aos 0,1% registados em março, foi anunciado hoje.
A divulgação do índice pelo Departamento Nacional de Estatísticas chinês surpreendeu os analistas, cuja previsão mais comum era de um aumento homólogo de 0,1%.
Em termos mensais, os preços ao consumidor subiram 0,1%, revertendo a situação observada em março, quando houve uma queda de 1%, o maior declínio em três anos.
Os especialistas previam um aumento de 0,5% no IPC em relação a março.
O estatístico do departamento chinês, Dong Lijuan, realçou a “contínua recuperação da procura por parte dos consumidores”, observando também que o IPC de base – que exclui os preços dos alimentos e da energia devido à sua volatilidade – aumentou 0,7% em termos anuais.
O especialista também apontou para a queda de 2,7% nos preços dos produtos alimentares e para o aumento de 3,6% nos preços da energia.
Este é agora o terceiro mês consecutivo em que o IPC homólogo regista uma tendência positiva, após um período deflacionário de quatro meses consecutivos no final de 2023 e início deste ano.