AO MINUTO PAIS

Silencioso foi o mais veloz no Shakedown em Paredes


Uma multidão aplaudiu o tradicional Shakedown de abertura do WRC Vodafone Rally de Portugal, em Paredes, onde Dani Sordo alcançou o melhor tempo e liderou o trio oficial da Hyundai. As equipas dirigem-se esta tarde para a região Centro, para o arranque oficial em Coimbra e para a Super-Especial da Figueira da Foz.

Dani Sordo e Candido Carrera, com o Hyundai i20 N Rally1, registraram o tempo 2m51,2s na sua segunda passagem pelos 4,61 km do Shakedown, em Paredes, na manhã desta quinta-feira.

A dupla espanhola completou três passagens pela especial que culminou no interior do circuito de Baltar, rodeado, como é habitual, por milhares de fãs, terminando a última sessão de testes com meio segundo de vantagem sobre os colegas de equipe Ott Tänak e Martin Järveoja, com os líderes do WRC, Thierry Neuville e Martin Wydaeghe, a ficarem em terceiro lugar, formando o ‘1-2-3’ da Hyundai no início.

“Este rali é sempre especial. É maravilhoso estar de volta depois de tanto tempo. E este ano há diversos pilotos fortes. A competição vai ser acirrada,” declarou Sordo.

Tänak, por sua vez, comentou: “Eu diria que a posição na estrada não é ruim. Mas precisamos de nos esforçar mais.”

Depois de marcar o tempo de 2min 55.2s, na sua segunda passagem pela trilha, Neuville antecipou desafios para este fim de semana: “A aderência não está ótima. Esta não é a nossa superfície mais forte. Está um pouco úmido”.

Sébastien Ogier, o octocampeão do mundo, ficou em quarto lugar e foi o primeiro entre os Toyota. O recordista de vitórias do Vodafone Rally de Portugal retorna à competição, após ter falhado a edição do ano passado: “Há dois anos também estava em uma boa posição de largada aqui e foi um desastre. Quero tentar corrigir isso neste fim de semana. Sempre tive uma ótima conexão com Portugal. Ganhei aqui cinco vezes e o objetivo é corrigir o que fiz de errado há dois anos.”

Elfyn Evans, sétimo classificado no Shakedown, acrescentou: “Vai continuar a ser desafiador na frente. Ott (Tänak) começa com certa vantagem. Precisamos de ter uma sexta-feira ‘limpa’ e atacar a partir daí.”

Cada vez mais confiante, Takamoto Katsuta também prometeu adotar o modo ‘samurai’ nos trechos do Centro e Norte: “Atacar ao máximo. Esse é o plano,” disse o sexto classificado japonês.

Kalle Rovanperä teve um desempenho excepcional na primeira passagem e conquistou o melhor tempo até então, mesmo sem o sistema híbrido em seu Toyota. O bicampeão mundial em título elogiou o público da prova portuguesa: “O ‘feeling’ é bom. O Shakedown não foi ideal para nós. O carro ainda não está a 100%. Mas é muito bom ver todos esses fãs,” afirmou o jovem finlandês.

O britânico Gus Greensmith (Skoda) foi o mais veloz no shakedown entre os concorrentes do WRC2, que conta com quase 40 equipes em Portugal. Kris Meeke (Hyundai) dominou entre os concorrentes do Campeonato de Portugal de Ralis e o boliviano Bruno Bulacia (Ford) marcou o melhor tempo no WRC3.

Fã teve a experiência de acompanhar Ogier através da Race for Good

Uma das passagens de Ogier durante o shakedown teve um passageiro diferente do comum no banco de co-piloto do Toyota: o ganhador de uma iniciativa lançada pela Race for Good, a instituição de caráter solidário fundada por André Villas-Boas, que sorteou um co-drive com o piloto francês, com os recursos revertidos para instituições de ação social. Uma experiência para recordar mais tarde.

O tenista João Sousa e o chef José Avillez também puderam vivenciar as emoções extremas de um carro da categoria-rainha do WRC. João Sousa acompanhou Thierry Neuville no Hyundai i20 N Rally1, enquanto José Avillez deslocou-se em alta velocidade ao lado de Takamoto Katsuta no Toyota GR Yaris Rally1.

Ainda hoje à tarde, as equipes se dirigem a Coimbra para a cerimônia oficial de partida do rali. Uma sessão de autógrafos com os pilotos, a partir das 16h00, no terreiro do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, antecede a largada oficial, às 17h00, na Avenida de Conímbriga. Em seguida, os concorrentes partem para a Figueira da Foz, para a Super Especial de abertura, que este ano apresenta um percurso renovado (2,94 km), próximo ao Forte de Santa Catarina, com transmissão ao vivo na SportTV4 e RTP1 a partir das 19h05.

 

WRC Vodafone Rally de Portugal – Resultados do Shakedown (equipes Rally1)

1. Dani Sordo (ESP) / Candido Carrera (ESP) – Hyundai i20 N Rally1 Hybrid – 2min 51,2s

2. Ott Tänak (EST) / Martin Järveoja (EST) – Hyundai i20 N Rally1 Hybrid – 2min 51,7seg

3. Thierry Neuville (BEL) / Martijn Wydaeghe (BEL) – Hyundai i20 N Rally1 Hybrid – 2min 52,1seg

4. Sébastien Ogier (FRA) / Vincent Landais (FRA) – Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid – 2min 52,2seg

5. Adrien Fourmaux (FRA) / Alexandre Coria (FRA) – Ford Puma Rally1 Hybrid – 2min 52,3seg

6. Takamoto Katsuta (JPN) / Aaron Johnston (IRL) – Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid – 2min 52,4seg            

7. Elfyn Evans (GBR) / Scott Martin (GBR) – Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid – 2min 52,7seg

8. Kalle Rovanperä (FIN) / Jonne Halttunen (FIN) – Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid – 2min 52,7seg            

9. Grégoire Munster (LUX) / Louis Louka (BEL) – Ford Puma Rally1 Hybrid – 2min 56,2seg





Link da fonte

Avatar

Asraful Shohag

About Author

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may also like

AO MINUTO

As capacidades nucleares da Rússia estão “sempre em estado de prontidão”

Em meio à situação de conflito na Ucrânia e logo após assumir o quinto mandato como líder do país, Putin
AO MINUTO

Marcelo persuades voting during a “critical period” in Europe’s history

The chief of the Portuguese State warns, “Seventy-four years later, Europe is going through a particularly critical period in its