AO MINUTO Comunidades

Refuta todas as acusações e responde ao áudio de Betty


Depois de ter sido detido na última terça-feira, José Castelo Branco apareceu no programa ‘Dois às 10’, da TVI, esta quinta-feira, dia 9 de maio, após ter conhecido as medidas de coação. O socialite – acusado de violência doméstica contra a mulher – será submetido a meios técnicos de controlo à distância (pulseira eletrónica) e está proibido de se aproximar e de contatar Betty Grafstein.

No início da entrevista, Cristina Ferreira destacou: “Esta é provavelmente a ocasião mais complicada e triste de todas as vezes em que te convidamos para programas de televisão. Até que a verdade seja revelada, não te julgaremos. No entanto, se um dia isso acontecer, ambos serão uma desilusão para nós”.

Perguntando em seguida a José Castelo Branco se está consciente das acusações contra si, o socialite respondeu: “A gravidade da situação é inexplicável”.

A figura pública admite que “constantemente questionava os médicos sobre o que estava acontecendo” e que sempre esteve “a defender Betty, a protegê-la”.

Quando questionado se foi agressivo com os médicos, José Castelo Branco declarou: “Não fui agressivo, poderia ser agressivo com palavras. ‘O que é que estão a fazer?’… Eu estava sempre presente durante os internamentos da Betty. Interrogava repetidamente por que [eles] estavam a [cometer erros]. No primeiro dia em que chego após deixar a Betty internada, ela estava sedada. Perguntei o que deram [à minha esposa]?”.

“Eu admito que falhei nisso, mas não falhei com a minha esposa. Sempre procurei proteger Betty. Minha maior preocupação não é esta carga que estou carregando agora”, acrescentou, argumentando que nunca foi verbalmente agressivo com a esposa.

“Falei com Betty de uma maneira distinta. Para quem não a conhece, pode parecer agressivo, mas não é,” afirmou. “Fiz tudo por amor, para animá-la… Nunca quis aceitar a ideia de perder Betty e vê-la envelhecer. Nunca aceitei isso. Queria que Betty permanecesse jovem”, acrescentou.

Falando sobre Betty ter ido ao batizado da neta Constança sem usar uma cadeira de rodas, explicou que “as coisas não foram planejadas”. “Havia uma cadeira de rodas, mas o veículo que nos levaria estava lotado de malas”, disse, negando ser ele a pessoa que impediu a esposa de usar a cadeira de rodas. “Fiquei em pânico quando percebi que ela teria que fazer todo aquele percurso a pé”, continuou.

Sobre o relatório médico referente à acusação de violência doméstica – que inclui a afirmação de Betty: “Eu não quero ele perto de mim, ele fez isso comigo, estou assim porque ele me empurrou, e isso não é de hoje” – Cristina quis saber o motivo pelo qual Betty disse tais palavras.

Os médicos tentaram me afastar porque sou muito insistente, porque sou muito incisivo (…) A conspiração não foi dos médicos, a conspiração foi de outra natureza, outra história… e depois ambas se uniram

“Quando li isso, pensei: ‘Isso não é a Betty que conheço’. Betty sofreu muito em seu primeiro casamento. O pai do filho de Betty foi extremamente violento com ela – estou dizendo isso pela primeira vez”, respondeu José Castelo Branco, acrescentando que, supostamente, Betty havia apresentado uma queixa contra o ex-marido, mas “naquela época não a condenaram”.

Além disso, ele afirmou que “não confia” no relatório médico. “Os médicos tentaram me afastar porque sou muito insistente, porque sou muito incisivo. Eu não queria que esse médico fosse o médico de Betty, desde o início. Eu disse aos enfermeiros”, continuou. “A conspiração não foi dos médicos, a conspiração foi de outra natureza, outra história… e depois ambas se uniram”, acusou ainda.

José Castelo Branco destacou que acredita que fizeram um lavagem cerebral na parceira de cerca de 30 anos. “Não pode dizer algo assim, eles colocaram isso na cabeça dela. Como eu poderia saber como ela fraturou o fêmur se ela caiu três vezes naquele dia?”.

No dia anterior à internação, ela não reconheceu Guilherme [filho de José Castelo Branco]

Os apresentadores também perguntaram se o socialite já havia presenciado possíveis episódios de demência, e a celebridade alegou que “teve algumas semanas antes”. Castelo Branco contou que a esposa afirmou estar vendo homens cortando árvores quando estavam no hotel, o que, supostamente, não condizia com a realidade. “Foi nesse momento que eu disse: ‘Betty, por favor, o que está acontecendo. Era a minha maneira de acordá-la”.

Além disso, explicou que não compartilhou esses episódios de demência com os médicos quando a esposa foi internada porque “nunca passou pela sua mente”.

Mas não parou por aí e mencionou também: “No dia anterior à internação, ela não reconheceu Guilherme [filho de José Castelo Branco]. E é Guilherme quem lhe dá o jantar quando estou fazendo o espetáculo para ela”.

Castelo Branco:

José Castelo Branco concedeu uma entrevista ao programa ‘Dois às 10’, na TVI.

Notícias ao Minuto | 13:41 – 09/05/2024

“Ele é um abutre e fez isso, empurrou-me, sacudiu-me”

Durante a entrevista, o áudio com as acusações de Betty contra o marido foi compartilhado. “Porque ele é um abutre e fez isso, empurrou-me, sacudiu-me, empurrou-me para frente e para trás e fez uma cena e me empurrou, foi ele quem fez isso”, ouviu-se Betty dizer.

“Essa é a voz de Betty. Há manipulação! Não sei [por que ela diz isso]”, respondeu em seguida Castelo Branco. “Querem me separar de Betty e querem que Betty morra sozinha”, comentou também.

José Castelo Branco também revelou que não tem contato com o filho de Betty, Roger, há algum tempo, embora afirme ter enviado mensagens a ele “desde o primeiro internamento”. No entanto, acrescentou, Roger “nunca respondeu”, mas “começou a falar com a mãe depois de ela estar nos cuidados intermédios”. “Não sei se ele conversou com a mãe antes”, indicando que Roger “sempre teve raiva da mãe”.

Quando se quer difamar alguém, surgem de todos os lados. Os inimigos surgem de todos os lugares

José Castelo Branco foi então questionado sobre o episódio amplamente discutido em que Betty estava usando uma pala. Surgiram alegações de que Castelo Branco a teria agredido na época, mas este nega e afirma que a esposa bateu em uma porta de vidro em uma loja. Ele também contradiz o episódio mencionado anteriormente em que se dizia que o filho de Betty, Roger, veio a Portugal no início dos anos 2000 por causa de uma suposta agressão de Castelo Branco contra a esposa.

Em relação às declarações de funcionários que testemunharam supostas agressões contra Betty por parte de Castelo Branco, o socialite nega tudo. “Quando alguém quer enterrar alguém, surgem testemunhas de todos os lados. Os inimigos atiram de todos os lados”, lamentou.

José Castelo Branco:

O socialite falou sobre a reação de Guilherme ao saber das acusações contra o pai.

Notícias ao Minuto | 13:42 – 09/05/2024

José Castelo Branco afirmou que nunca houve qualquer episódio de violência e que Betty não possuía um celular por escolha própria e não porque ele o confiscou. “Ela não tinha celular porque não quis. Ela teve um, mas deixou de usar quando sua visão começou a falhar”.

O negociante de arte também refutou a ideia de que tenha obrigado a esposa a fazer cirurgias plásticas. “Betty não faz uma cirurgia plástica há mais de 18 anos. Sempre a encorajei a se sentir maravilhosa, isso é completamente diferente”.

Leia também: Castelo Branco em liberdade: Primeiras palavras (e o que está em causa?)

Avatar

Asraful Shohag

About Author

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may also like

AO MINUTO

As capacidades nucleares da Rússia estão “sempre em estado de prontidão”

Em meio à situação de conflito na Ucrânia e logo após assumir o quinto mandato como líder do país, Putin
AO MINUTO

Marcelo persuades voting during a “critical period” in Europe’s history

The chief of the Portuguese State warns, “Seventy-four years later, Europe is going through a particularly critical period in its