Cidades serão beneficiadas com mais de 295 euros do Executivo para pleito europeu
Em edital publicado hoje no Diário da República, o Executivo declara que “para as eleições dos deputados do Parlamento Europeu (..) será implementado, de forma excecional, o pagamento de uma quantia suplementar de 295,75 € por local de voto”.
As prefeituras receberão mais de 295,7 euros por local de voto do Governo para as eleições europeias, agendadas para o dia 9 de junho. Segundo o “Eco”, esse montante será utilizado para cobrir as despesas habituais dos atos eleitorais e os custos com profissionais de suporte informático.
Conforme o edital publicado hoje no Diário da República, assinado pelo ministro do Estado e das Finanças e pela ministra da Administração Interna, “para as eleições dos deputados do Parlamento Europeu e considerando o contexto excecional do exercício do direito de voto em mobilidade no próprio dia da Eleição a necessidade de pagamento de custos relacionados com os técnicos de apoio informático, será implementado, de forma excecional, o pagamento de uma quantia adicional de 295,75 € por local de voto”.
O Executivo destinará 214 euros por município, dois cêntimos por eleitor inscrito e 305,75 euros por local de voto. Estes valores diferem dos que foram atribuídos em 2019, os quais eram de 40 euros para cada freguesia, sendo que somente os municípios do distrito de Évora receberam 640 euros por local de voto, devido ao projeto-piloto de voto eletrónico.