AO MINUTO ECONOMIA PAIS

Bank Millennium registra diminuição de 49% nos lucros para 27,9 milhões de euros


De acordo com o BCP, os resultados do Bank Millennium no primeiro trimestre de 2024 foram afetados pelos encargos associados à carteira de empréstimos hipotecários em francos suíços, totalizando 824 milhões de zlótis antes de impostos (190,9 milhões de euros).

O Bank Millennium, cuja maior parte pertence ao BCP, registou uma queda no lucro líquido no primeiro trimestre para 128 milhões de zlótis (29,7 milhões de euros), comparado com 252 milhões de zlótis no mesmo período de 2023 (53,6 milhões de euros). O que resultou numa redução de 49,2%.

O BCP inclui integralmente os resultados do Bank Millennium nas suas contas. O banco com sede em Varsóvia tem registado resultados positivos nos últimos seis trimestres.

Os resultados do Bank Millennium no primeiro trimestre de 2024, de acordo com o BCP, foram prejudicados pelos encargos associados à carteira de empréstimos hipotecários em francos suíços, totalizando 824 milhões de zlótis antes de impostos (190,9 milhões de euros).

Excluindo esses encargos, o lucro líquido no primeiro trimestre de 2024, ajustado para itens específicos (principalmente relacionados com encargos da carteira de empréstimos hipotecários em francos suíços) subiu de 672 milhões de zlótis (142,9 milhões de euros) para 714 milhões de zlótis (165,2 milhões de euros), resultando em um aumento de 6% em moeda local.

No banco polonês, destaca-se que a margem financeira aumentou 7% em termos homólogos e 5% no trimestre, com uma taxa de margem de 4,36%.

Já as comissões líquidas apresentaram uma pequena redução de 1% em termos homólogos e um aumento de 5% no trimestre.

Os proveitos principais aumentaram 6% em termos homólogos.

No que diz respeito aos custos, o banco informa que os custos operacionais cresceram 15% em termos homólogos.

O Bank Millennium já havia anunciado que “o montante estimado de provisões para riscos legais relacionados com empréstimos hipotecários cambiais (em francos suíços) originados pelo banco no primeiro trimestre de 2024 é de 507 milhões de zlótis (118,8 milhões de euros)”.

“Além disso, estima-se que sejam constituídas provisões no valor de 41 milhões de zlótis [9,6 milhões de euros] (sem impacto nos resultados) para cobrir o risco legal associado à carteira de empréstimos originada pelo antigo Euro Bank”, acrescenta. Essas provisões são atribuídas ao Société Générale, que era o proprietário do banco na época dos empréstimos.

Analisando a qualidade da carteira de crédito, verifica-se que o nível de crédito com imparidade (Estágio 3) ficou em 4,6%, comparado com 4,7% no ano anterior.

O custo do risco foi de 63 pontos base no primeiro trimestre de 2024, comparado com 63 pontos base no primeiro trimestre de 2023.

No que diz respeito à capitalização, o banco revela um “aumento significativo nos rácios de capital, que atingiram 18,0% para o Rácio de Capital Total (TCR) e 14,9% para o rácio T1, comparando com 14,1% e 11,0%, respectivamente, no período homólogo”.

“Os rácios de capital estão acima dos requisitos regulamentares (P2R) de 12,21% e 9,85%, respectivamente”, adiciona.

No balanço, o banco indica que tem mais de três milhões de clientes ativos, um aumento de 122 mil em relação a março de 2023. Os depósitos de particulares aumentaram 16% em comparação com o ano anterior,

No que diz respeito ao rácio loans-to-deposits, este é de 65,3%.

Os empréstimos concedidos a particulares permaneceram estáveis em termos homólogos (+6%, excluindo empréstimos denominados em moeda estrangeira).

A nova produção de empréstimos em dinheiro no primeiro trimestre de 2024 foi de 1,5 mil milhões de zlótis (346 milhões de euros), uma diminuição de 2% em termos homólogos e uma diminuição de 1% no trimestre.

Em março de 2024, a quota de mercado na nova produção de crédito à habitação foi de 6,7% e a quota de mercado na nova produção de empréstimos em dinheiro foi de 9,0%.

No segmento de clientes corporativos, verificou-se uma redução de 6% no crédito às empresas em comparação com o mesmo período do ano anterior; um aumento de 4% nos depósitos das empresas em comparação com o mesmo período do ano passado; uma diminuição de 11% no volume de negócios de faturamento, em termos homólogos, e uma diminuição de 4% no volume de negócios de leasing em termos homólogos.





Link da Fonte

Avatar

Asraful Shohag

About Author

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may also like

AO MINUTO

As capacidades nucleares da Rússia estão “sempre em estado de prontidão”

Em meio à situação de conflito na Ucrânia e logo após assumir o quinto mandato como líder do país, Putin
AO MINUTO

Marcelo persuades voting during a “critical period” in Europe’s history

The chief of the Portuguese State warns, “Seventy-four years later, Europe is going through a particularly critical period in its