AO MINUTO

O Banco da Inglaterra indica possíveis reduções em breve apesar de manter as taxas inalteradas em maio


Houve uma diminuição nas previsões de inflação para este ano pelo banco central, sugerindo que cortes nas taxas de juros podem estar próximos. Mesmo assim, a reunião desta quinta-feira terminou sem mudanças nas taxas de referência, que permanecem em 5,25%.

O Banco da Inglaterra (BoE) manteve hoje as taxas de juros inalteradas, conforme previsto pelo mercado, mas deixando a possibilidade de reduções em breve. O banco central projeta que a inflação está a caminho de atingir a meta de 2% nos próximos meses, indicando que a normalização da política monetária pode estar próxima.

O BoE manteve as taxas de juros em 5,25% pela sexta reunião consecutiva, níveis que não eram vistos desde 2008, porém demonstrou confiança de que “as coisas estão progredindo na direção certa” em relação ao combate à inflação elevada. A decisão já era amplamente esperada pelos analistas e pelo mercado.

A votação revelou que dois dos nove membros do BoE preferem cortes imediatos, um aumento em comparação com as reuniões anteriores, onde apenas um membro votou a favor de uma redução nos juros. Por outro lado, nenhum dos nove responsáveis do BoE optou por aumentar as taxas de referência.

Os comentários do governador Andrew Bailey sobre a provável volta da inflação à meta de 2% nos próximos meses foram interpretados como um sinal claro de que o banco central está se preparando para cortar as taxas em breve. Atualmente, os mercados apontam para o verão como o início da normalização da política monetária, especificamente em junho.

A reunião do BoE nesta quinta-feira também serviu para atualizar as previsões macroeconômicas do banco, que agora apontam para uma inflação mais baixa – outro indício de possíveis reduções nas taxas de juros. A expectativa atual para o índice de preços é de um leve aumento na segunda metade do ano, mas apenas até 2,5%, ou seja, abaixo dos 2,75% previstos em fevereiro.





Link da fonte

Avatar

Asraful Shohag

About Author

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may also like

AO MINUTO

As capacidades nucleares da Rússia estão “sempre em estado de prontidão”

Em meio à situação de conflito na Ucrânia e logo após assumir o quinto mandato como líder do país, Putin
AO MINUTO

Marcelo persuades voting during a “critical period” in Europe’s history

The chief of the Portuguese State warns, “Seventy-four years later, Europe is going through a particularly critical period in its